segunda-feira, 2 de julho de 2012

A POPULAÇÃO VALENCIANA COM E SEM DEFICIÊNCIA. IBGE 2010

 
Segundo o Censo de 2010. Valença possui 88.729 habitantes, sendo que destes 23.689 possuem alguma daficiência visual, auditiva, motora e mental/intelectual que foram investigadas.

Com tantas pessoas com deficiência em nossa cidade percebemos que ainda ha muito a se fazer para dar condições de vida adequada para essas pessoas, pois a cidade tem poucos locais acessíveis o que dificulta seu deslocamento e atendimento para sua necessidades básicas e de lazer. 

Isso serve para nos alertar que precisamos pensar mais nessas pessoas construindo e adaptando locais tanto para a locomoção, quanto linguísticamente. Precisa-se construir mais rampas, colocar sinaleiras sonoras, ensinar a língua de sinais ou colocar intérpretes de libras nos locais de atendemento público como bancos, hospitais, lojas, agências de viagens, escolas, dentre outros locais de convivio social.

Por fim, estamos lutando por uma Valença mais acessível, criamos uma associação denominada ADAV (Associação de Pessoas com Deficiência e Amigos de Valença) com o intuito de juntar as pessoas com e sem deficiência para lutar por seus direitos e fazer valer a lei nesta cidade, ja tivemos muitos avanços, mas ainda ha muito o que  se fazer, principalmente em levar a informção para as pessoas para que desta forma possam "andar com sua próprias pernas", ter autonomia e conseguir mudar pelo menos o seu ambiente de convívio social (casa, na escola, na igreja, etc).

Autor: Igor Rosário

REFERÊNCIA: 
http://www.censo2010.ibge.gov.br/amostra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário nas postagens.